top of page
logo
Atelier TUNGA

2013, Atelier para artista, Estrada das Canoas, Rio de Janeiro, Brasil

Área do Projeto: 600m²



Neste terreno uma estrutura metálica existente, com pilares, cobertura e laje, se encontravam abandonada já há vários anos.
O artista plástico brasileiro Tunga necessitava um espaço aonde pudesse instalar uma oficina de montagem e um depósito para suas obras.
Neste projeto o principal desafio era realizar uma fachada principal do edifício que deveria proteger o edifício a infração, a chuva, a radiação do sol poente e permitindo ao mesmo tempo uma grande iluminação e constante ventilação.
Foram instalados dois jogos de portas de correr ao longo de toda a fachada, nos dois pavimentos. Um primeiro painel, constituído em grade expandida, protege o edifício a infração e ventila. Um segundo painel em lona têxtil, ilumina e protege contra a chuva.


O jogo de movimento dos painéis móveis ao longo do dia cria a dinâmica de luz que transforma a todo o momento o ambiente.
A idéia foi à criação na fachada composta de um duplo painel de correr; um em lona e outro em grade expandida. Ao total o vão de 13 metros de comprimento foi dividido em 4 painéis de correr, cada um de 3m60x3m10. Os painéis criam um jogo dinâmico, a luz nunca é a mesma.
A estrutura metálica de dois pavimentos foi mantida intacta e o trabalho de arquitetura se estruturou em realizar as fachadas do edifício e pensar os acessos e banheiro e copa. O principal desafio era realizar uma fachada que protegesse o edifício a infração, a chuva, a radiação do sol poente e permitisse uma ventilação constante. A idéia foi à criação na fachada composta de um duplo painel de correr; um em lona e outro em grade expandida. Ao total o vão de 13 metros de comprimento foi dividido em 4 painéis de correr, cada um de 3m60x3m10. Os painéis criam um jogo dinâmico, a luz nunca é a mesma.

bottom of page