logo

Atelier 77

PALESTRAS

CRIO – Criativity World Forum

 

Thorsten Nolte

Tema: Espaços Culturais no Rio de Janeiro como plataformas físicas de uma rede de criação

Resumo: Atelier77 desenvolveu diversos projetos de espaços públicos e culturais no Rio de Janeiro. Usando o exemplo de 3 destes, Thorsten Nolte apresenta o potencial destes projetos de servir como plataformas físicas de uma rede de criação, cuja malha ultrapassa estes espaços e conecta diferentes segmentos culturais, educativos e sociais.

Studio X – Rio de Janeiro

Nanda Eskes & Thorsten Nolte

Tema: A Nova Arquitetura Carioca

TEDxTALKS – Petropolis

Nanda Eskes

Tema: A importância do Individuo na Cidade

Video: http://tedxtalks.ted.com/video/A-importancia-do-individuo-na-c

Michigan Mellon Symposium – Detroit

Nanda Eskes

 

Tema: Políticas inovadoras em Habitação

Resumo: O Selo de Qualidade Urbana foi desenvolvido pelo instituto CASA em parceria  a Fundação Vale em 2014. Seu objetivo é de premiar a qualidade nos projetos de moradia social ligado ao programa nacional Minha Casa Minha Vida (FAR e entidades). A  exemplo dos selos verdes já existentes, a ideia aqui é focar em questões próprias a qualidade da arquitetura, do urbanismo, e da inserção social destes projetos, tentando garantir a sustentabilidade social e a flexibilidade dos projetos a longo prazo. Ao final uma moradia pode se beneficiar, se cumprir todos os critérios, com um bônus financeiro complementar ao programa. 

Para a elaboração do Selo foi feita um trabalho de parceria conjunto entre o  Instituto CASA, a Fundação Bento Rubião, a universidade ETH de Zurique, a CAIXA, a Secretaria Nacional de Habitação, e consultores especializados nos temas abordados.

EXPOSIÇÕES

MoMA-NY

Curadoria: Pedro Gadanho

Cut ’n’ Paste: From Architectural Assemblage to Collage City

July 10, 2013–January 5, 2014

Resumo: Contemporary culture is often described as a relentless rearrangement of multiple historical references, images, and signs. Collage has been referred to as a process that illustrates this specific condition of modernity. Cut ’n’ Paste explores the evolution of collage as both a fundamental yet overlooked technique of architectural representation, and as an extended cultural notion of layering, juxtaposition, and remix that has shaped perceptions of the urban realm over the past century.

Considered in this diversity, collage offers more than a continuation of drawing practices. Whether through direct evocations of lifestyle or inventive connections to surrounding cultural conditions, it is an aspirational tool by which architects have drawn reality onto their projects from their earliest conception

1/1

X. Bienal de Arquitetura São Paulo

Curadoria: Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre.

 

Sob tema de CIDADE – MODOS DE FAZER – MODOS DE USAR, a X. Bienal de Arquitetura de São Paulo escolheu em uma chamada pública o projeto do HOMELESS WORLD CUP LEGACY CENTER para exposição no Centro Cultural São Paulo. O projeto é um legado do evento HOMELESS WORLD CUP, e configura um centro comunitário em Santa  Cruz, que trabalha sobre gerenciamento do Instituto Bola Pra Frente a integração de jovens na sociedade por meio de futebol como catalisador social.
Após a seleção do projeto para a Bienal, voltamos para o centro comunitário e encontramos o espaço abandonado, sem atividades sociais, sem cuidados e sem funcionamento de um legado.
A apresentação na Bienal mostra a discrepância entre as boas intenções do projeto e todos envolvidos na hora da criação e do resultado 3 anos após a sua inauguração. Um vídeo com entrevistas dos moradores da comunidade faz pensar sobre o potencial e as dificuldades de projetar legados sem posterior acompanhamento adequado dos processos educativos e sociais.

1/2
MoMA-NY - SMALL SCALE BIG CHANGE

 

O projeto Homeless World Cup Legacy Center faz parte da contribuição de Architecture For Humanity na exposição Small Scale Big Change no MoMA-NY.