logo

1/12
CAMERINO

2013, Projeto Urbano, Rio de Janeiro, Brasil

Área do Projeto: 21.000m²

 

A quadra entre as ruas Camerino, Senador Pompeu, Rua da Conceição e Leandro Martins apresenta lotes com testadas estreitas em relação às suas grandes profundidades. As fachadas possuem uma beleza arquitetônica com grande valor histórico, porém se encontram descaracterizados com a utilização dos imóveis como estacionamento e consequentemente com entradas de carros no pavimento térreo das fachadas preservadas.
Para a implantação de um conjunto hibrido com uso residencial e comercial, o presente projeto prevê a unificação de uso dos lotes para gerar um acesso aos imoveis pelo centro da quadra. Assim o acesso ao conjunto pode ser controlado em pontos estratégicos, e o empreendimento gera um espaço reservado e seguro para os moradores.
Somente lojas mantem seu acesso pela própria rua, aproveitando o maior potencial comercial e oferecendo para as rua frentes atraentes e rentáveis.
No interior da quadra o projeto oferece dois níveis de controle de acesso, o primeiro para um ambiente semi-privado com unidades comerciais de escritórios e serviços do setor da Indústria Criativa, e um segundo nível de controle para os espaços residências, com acesso somente pelos moradores.
Localizado no APAC de Sagas, o empreendimento apresenta uma densidade baixa com ocupação em 3 pavimentos. Os moradores usufruem espaços externos e vivem em pleno centro do Rio de Janeiro em um ambiente residencial de grande conforto. 
O conjunto é formado por 377 unidades residenciais, 234 unidades comerciais de escritórios e ainda 105 unidades de loja.