logo

1/23
MIS PRO
2014, Concurso. Prêmio 3º lugar, Rio de Janeiro, Brasil
Área do Projeto: 5095 m²

O MIS possui e preserva uma das mais valiosas documentações da cultura carioca.

Com a construção do MIS PRO na Lapa, o Museu se posiciona em um dos epicentros desta cultura, onde sua vocação será, além da preservação e apresentação do seu acervo, a interação e absorção da produção cultural do bairro.

O espaço funciona como FABRICA DE CULTURA, produzindo, preservando e aproximando a cultura áudio-visual ao público, gerando interação entre acervo, profissionais e público.

Assim o Museu será um espaço cultural de alta qualidade, atrativo para os diversos públicos, desde o profissional pesquisador e produtor até o frequentador do bairro e até turista que encontra no MIS um surpreende espaço colaborativo com uma rica representação multimídia da cultura carioca.

O projeto oferece um espaço público horizontal, dando continuidade ao espaço público da rua. A horizontalidade é convidativa e facilita o acesso do publico às instalações culturais.

O acervo é localizado na parte frontal do edifício, visível para todos, marcando sua importância, configurando as principais elevações do projeto. Por baixo deste acervo, o visitante é guiado através de uma sequencia de espaços expositivos e interativos para a praça interna do projeto, que centraliza todas as atividades culturais e educativas ao seu redor.

Esta organização das atividades públicas promove a prevista cultura colaborativa, incentivando uma grande simbiose entre os setores do edifício.

O projeto oferece amplos espaços comunitários, espaços adicionais ao programa de espaços previsto, espaços de múltiplas atividades, onde o frequentador encontra a possibilidade de se inserir e experimentar a sua contribuição na produção cultural. Estes espaços junto com a programação cultural promovem a identificação do público com o engajamento do MIS PRO.