top of page
logo
Porto Digital -  Diário de Pernambuco
2016, Concurso. Selecionado para a 2º fase, Recife, Brasil
Área do Projeto: 5000m²

Espaços de trabalho contemporâneos ganharam novos conceitos, sendo hoje marcadas pela criação de ecosistemas ao invés de processos lineares de produção.

Neste sentido o projeto privilegia interação, conectividade, espaços de encontros e debate, para potencializar a criatividade da produção de cada componente.

 

O projeto prevê um anexo ao edifício histórico do Diário de Pernambuco em sete pavimentos, nivelando o gabarito com o piso do mirante da torre do relógio. O anexo preserva o protagonismo do edifício histórico, acrescentando uma arquitetura discreta, transparente e funcional.

 

Internamente, este anexo é marcado pela criação de grandes vazios, que garantem iluminação natural em todos os espaços, e geram pontos de encontro, eixos de visão e comunicação. Áreas de convívio, ilhas de mesas de reunião, copas e circulações são acopladas a estes vazios, para promover encontros e colaboração entre os usuários dos espaços.

Salas de reunião e de treinamento são compartilhadas para aumentar a eficiência dos mesmos, e estão distribuídos por todos os pavimentos de acordo com a organização descentralizada do sistema do projeto.

 

As áreas de trabalho são flexíveis. Organizadas em áreas de diferentes tamanhos ao longo de fachadas externas ou internas, elas são moduláveis, podem ser utilizadas como espaço único, ou com subdivisão em salas para empresas de pequeno porte, ou também como área de co-working.

 

Além dos espaços de trabalho, a revitalização do Diário de Pernambuco convida a população do bairro para usufruir dos espaços do mesmo. Com atividades públicas nos pavimentos térreo e terraço histórico, o edifício se abre para o público e se torna transparente e acessível.

Com o futuro uso como espaço para Tecnologias de Informação e Comunicação, o projeto resgata o uso original do edifício como veiculo de informação.

 

bottom of page