logo

1/15
Casa Gamboa
2018, Residencial, Rio de Janeiro, Brasil
O sobrado, datado dos anos 20, se encontra em uma esquina do bairro da Gamboa, região portuária do Rio. Localizado nesse centro urbano, cenário de grandes transformações recentes, o projeto busca contribuir para tal, trazendo a moradia para região central. Esse sobrado remanescente responde aos desafios dos novos tempos trazendo moradia e vida para essa nova zona portuária.

Tendo em vista as necessidades e vocações da área e da edificação, o projeto é de uso misto. O programa se divide em residencial na parte superior e espaços de co-working e lojas no térreo. Sendo que a parte residência pode se dividir em duas moradias.

Como principio, optou-se por utilizar a continuidade na forma, respeitando e entendendo a volumetria original. Além disso, a forma da nave central também respeita a tipologia local. Jardins suspensos trazem iluminação e ventilação natural para o edifício. Em um jogo de níveis, os diferentes usos vão se distribuindo, conectados por pátios internos, que garantem a ventilação natural. Claraboias também trazem a luz natural para as ambientes centrais. Toda a parte técnica foi distribuída ao longo de um núcleo técnico situado ao fundo da edificação, ao longo da divisa. 

No total o projeto tem aproximadamente 500m² distribuídos em dois pavimentos e dois mezaninos que ocupam um torno de  195m². Ao final temos no térreo uma área comercial e de coworking com 300m² e na parte superior uma residência unifamiliar de 198m² que pode ser eventualmente dividida em duas unidades separadas.