logo

1/22
Master Plan - Lago Paranoá
2018, Concurso. 3º Colocação, Brasília, Brasil
 

O escritório Atelier77 foi premiado com o terceiro lugar no Concurso Público do Masterplan da Orla do Lago Paranoá. A proposta do Atelier77 visa  resgatar e  recuperar os espaços públicos na orla do Lago Paranoá, conciliando o uso da população com o equilíbrio ecológico, concorrendo para um processo de ocupação sustentável do território. Projeta uma infra-estrutura urbana em três camadas projetuais, ecossistema, transporte e inserção de usos e atividades, para criar uma orla com vitalidade

 

O jury, com presidência de Ângelo Bucci, destacou a qualidade de preservação das fitofisionomias do Cerrado, da inserção de corredores ecológicos, da drenagem sustentável e a inserção de usos culturais, assim como a infra-estrutura de transportes com uma nova linha de VLT e uso de catamarã.

 

A proposta sugere uma ocupação ativa da Orla, inserindo um grande número de equipamentos e atividades, para garantir uso permanente, preservação, segurança e consequente funcionamento da Orla. Considera importante projetar muito além de um parque para fornecer uma Orla democrática e acessível para todos.

 

Leia, a seguir, parte do memorial descritivo do projeto